Capacitado para tratar de todo tipo de enfermidade ortopédica em cães e gatos, o profissional da ortopedia veterinária é indicado para analisar, diagnosticar e tratar de maneira eficiente todo tipo de fratura, lesão ou problema hereditário que tenha relação com a locomoção dos animais - incluindo ossos, músculos, ligamentos e articulações.
Avalia as condições da pele dos animais e diagnosticar problemas e patologias dos mais diversos – como alergias, infecções bacterianas, fúngicas, por parasitas, otites, doenças hormonais ou metabólicas e mais uma série de zoonoses – o profissional especialista em dermatologia veterinária é o mais indicado para tratar todo tipo de problema que envolva ou tenha origem na pele animal.
Os gatos possuem um jeito todo exclusivo de ser que é um dos principais atrativos como bichinho de estimação, mas é exatamente por serem tão diferentes que uma atenção especial é desejada por seus donos, afinal muitos veterinários estão acostumados a lidar majoritariamente com cachorros e gatos são animais muito diferentes desses. O especialista em gato é o profissional que entende dessa diferença.
Podendo auxiliar os cães e gatos nas mais diversas maneiras, a acupuntura veterinária jamais deve ser utilizada como única forma de tratamento em casos de patologias – sendo, no entanto, considerada poderosa ferramenta de auxílio quando combinada com tratamentos mais tradicionais e específicos. Problemas musculares, doenças respiratórias, relacionadas ao sistema gastro-intestinal, complicações dermatológicas, oculares, do sistema reprodutivo, urogenitais, distúrbios endócrinos e viroses podem ser amplamente ajudados pela acupuntura veterinária.
Assim como a acupuntura, a homeopatia veterinária consiste em uma forma alternativa e holística de tratar e ajudar animais na recuperação de patologias e na manutenção do bem estar de uma forma geral. Atuando para o equilíbrio do organismo de cães e gatos, a homeopatia é considerada uma ótima forma complementar para tratar problemas dos mais diversos – jamais devendo ser utilizada como única forma de tratamento em casos de patologias graves.
Com o objetivo de diagnosticar e tratar as principais patologias cardiológicas de animais, o cardiologista veterinário avalia o ritmo e função cardíacos, identifica e trata cardiopatias diversas.
A oftalmologia veterinária se dedica aos cuidados com a visão dos animais, garantindo a qualidade de vida dos pets. Bastante frequente no mundo animal, o desenvolvimento de complicações oculares preocupa tanto pelos acidentes que pode gerar com os bichos como pelo sofrimento que esse tipo de problema causa para os seus familiares.
Focado no tratamento do câncer em cães e gatos. Realizando avaliações e diagnósticos precisos, os profissionais desta área já contam, hoje, com boa parte dos tratamentos realizados nos seres humanos que sofrem com esse tipo de patologia, e cada vez mais cães e gatos podem ser beneficiados pelas ações de tratamentos como quimioterapias e radioterapias para animais.
Tireóide, hipófise, adrenais, ovários, testículos e pâncreas endócrino são algumas das regiões para as quais a endocrinologia veterinária tem seu foco direcionado; buscando a solução para problemas que envolvem desde o excesso de secreções e a obesidade até doenças em função de deficiências hormonais.
Como chegar na CTVET