Cirurgia Ortopédica
A ortopedia veterinária é uma especialidade que estuda, diagnostica e trata casos de traumatologias (luxações e fraturas) e patologias relacionadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets. Essa especialização surgiu com o avanço da veterinária e tem como objetivo oferecer melhor tratamento aos animais e proporcionar a eles alívio de dores e mais qualidade de vida. Por isso, a um Centro de Tratamento Veterinário como a CTvet oferece um atendimento amplo na área de Ortopedia.
A ortopedia em pequenos animais cuida da estrutura esquelética dos mesmos, sendo considerada uma das especialidades que mais crescem. A locomoção faz parte da qualidade de vida dos pets. Estes, estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros e alcançaram uma expectativa de vida maior. O que muitos tutores esperam e que estes animais consigam alcançar a velhice mantendo o bem estar. Assim, existe uma demanda muito grande por serviços ortopédicos. Sabemos que muitos pets são agitados e curiosos e mesmo aqueles mais tranquilos estão sujeitos a sofrer quedas. Ou em outras situações podem se envolver em brigas, atropelamento ou sofrer fraturas em função da idade avançada.
O tratamento ortopédico envolve a realização de exames e técnicas que vão identificar a lesão e o grau em que se encontra. Assim, o médico veterinário irá optar pelo método mais adequado para estabilizar os ossos fraturados ou reposicionar articulações que sofreram alguma lesão. A queixa mais comum nos consultórios é de pacientes que sofrem de doenças articulares e normalmente têm por traz alguma lesão.
Além da dificuldade de locomoção, há uma série de sinais típicos que podem ser notados nos animais com alguma doença ortopédica, entre eles podemos destacar:
Existem várias complicações ortopédicas consideradas comuns no mundo pet, que podem exigir um procedimento cirúrgico ou apenas um tratamento clínico, o que inclui fisioterapia e acupuntura, todos visando o bem-estar e qualidade de vida dos animais de estimação. Como exemplos:
1 – Displasia coxofemoral: tanto a coxofemoral como de cotovelo são problemas congênitos ou adquiridos que costumam afetar, na maioria dos casos, cães de grande porte, causando grande dificuldade de locomoção e dor ao animal. São combatidos e tratados por profissionais ortopedistas (por meio de cirurgia e indicação para programas de reabilitação via fisioterapia animal).
2 – Artrose ou artrites: o envelhecimento do animal provoca uma série de mudanças em suas estruturas, degenerando suas articulações, fator que aumenta as chances de traumas e outros problemas ortopédicos.
3 – Luxação de patela: a luxação patelar também costuma ser tratada por meio de cirurgia ortopédica com encaminhamento imediato para programas de reabilitação que visem o fortalecimento muscular da região.
4 – Ruptura de ligamento cruzado cranial: geralmente causada por traumas, excesso de força sobre a articulação do joelho ou pelo excesso de peso, as rupturas de ligamento também são encaminhadas para cirurgia, com indicação imediata pós-operatória para o apoio de sessões de fisioterapia veterinária e outros métodos de reabilitação.
5 – Fraturas: quedas, batidas, brigas, atropelamentos e mais uma série de pequenos acidentes podem resultar em fraturas e traumas significativos nos pets, podendo resultar em torções, ossos quebrados e outras complicações que podem exigir a intervenção cirúrgica e o acompanhamento de um tratamento de reabilitação.